GREVE

Professores da Uema e Uemasul iniciam movimento grevista

Docentes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) deram início nesta quinta-feira (24) à greve que fora anunciada no início desta semana.

Professores ocuparam a entrada do campi universitário de São Luís e bloquearam o acesso com faixas e cartazes, indicando a paralisação. A categoria alega defasagem salarial há 10 anos. De acordo com o sindicato que representa os profissionais da educação, as perdas salariais dos professores da Uema e UemaSul alcançam 50,28%, considerando o período de julho de 2012 a fevereiro de 2023.

A realização de concursos públicos para repor o quadro de professores das instituições de ensino também é alvo da reivindicação.

Em nota enviada à imprensa, a direção das instituições informou que acompanha o movimento grevista e está disposta ao diálogo, mas que também aguarda uma contrapartida do Governo do Estado. Confira na íntegra:

“A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, cumprindo o compromisso com a sociedade e com os seus professores, têm acompanhado e atuado junto ao Governo do Estado em favor da reivindicação de recomposição salarial por proposta que se deu a partir dos cálculos das perdas salariais dos últimos onze anos, com base no Índice de Preço do Consumidor Amplo – IPCA.

A proposta da Associação dos Professores da UEMA – APRUEMA, apresentada às Reitorias da UEMA e da UEMASUL, foi recebida e encaminhada, em abril, ao Executivo Estadual por meio dos Ofícios n.º 359/2023-GR/UEMAen.º156/2023-GR/UEMASUL.

Desde então, vimos mantendo reuniões com entes de Governo no sentido de encontrar caminhos que viabilizem a recomposição proposta originalmente pelas Universidades dentro dos limites orçamentários e da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Desse modo, a UEMA e a UEMASUL acreditam em uma contraproposta do Executivo Estadual com a maior brevidade possível para a demanda da Associação dos Professores (APRUEMA) e colocam-se inteiramente à disposição para continuar o diálogo já estabelecido”.

Comentários estão desativados

Os comentários estão desativados.